Respeite o idoso. Lembre que um dia você ficará idoso e vai querer ser respeitado.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Aposentadoria de Profa Zenilda 2011

Ao chegar pela manhã ao Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes, no 31 de outubro, justamente dia do Projeto Halloween na obra Capitães da Areia estavam vários alunos em discussão com a funcionária, da portaria pela fato de estarem sem a farda. Ao me verem os alunos vieram dizendo: “professor Walmir libere a gente que viemos para o Projeto”. Argumentei que de acordo com o regulamento do Halloween, os alunos devem vir fardados e somente fazer troca das roupas na hora da organização e apresentação do projeto. Entretanto, iria conversar com a diretora, professora Zenilda, para ver a possibilidade de permitir entrarem sem a farda.

Professor Walmir e professora Zenilda (diretora que se aposentou em 2011, que vai deixar muitas saudades).

Passei pela coordenação e perguntei por Zenilda a professora Célia Augusta, ela disse a min.: “Você não sabe?” Perguntei espantado o que teria acontecido com ela. Célia fazendo tipo disse: “ah! Você não sabe por que sexta-feira é sua folga, e completou ninguém lhe ligou ou comentou.” Fiquei a esperar uma notícia ruim, imaginando nos segundos e minutos, não sei bem, ao de nada bom sairia dos lábios de Célia. Ela profere que fora publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia a aposentadoria de Zenilda. Houve, por minha parte, um misto de exultação, júbilo e contentamento, somado ao descontentamento, contrariedade e muito desgosto. Júbilo, contentamento e exultação devido ao fato dela almejar e muito a aposentadoria. Contrariedade por uma pessoa com capacidade e compromisso com o trabalho está a deixar o FCM.

Professora Ana Cristina (diretora eleita para exercício 2012/2015), no centro professora Zenilda (festa de despedida ehomenagens), Alan Marqueson (monitor de hip hop presenteia a nova e a ex-diretora)

Professora Zenilda, deixa um bom legado para o estabelecimento, visto que deu um toque pedagógico na sua administração, que apesar os escassos recursos procurou instrumentalizar a escola, a fim de consentir que os professores pudessem utilizar solutos diversos nas suas aulas. Não se pode negar a batalha enfrentada por ela para atender a todas as necessidades do colégio; encarou varáveis que fogem do controle de todos os diretores que não possuem a cancha para lhe dar com equipamentos, reformas, fornecedores, prestação de contas e muito mais. Porém ela enfrentou com maestria todas as adversidades pedindo ajuda a um ou outro professor; ou ainda, tomando suas próprias decisões para resolver problemas. Sem esquecer que abdicou de sua folga para está presente no colégio, já que não tinha vice-diretor no matutino e vespertino o que a obrigava a correr para secretaria e vir correndo para está presente no turno vespertino.

03

Zenilda é uma pessoa que como muitos professores busca cumprir com o papel de diretor de um colégio, que vê aqueles jovens como aprendizes que necessitam de oportunidades para se desenvolverem. É uma pessoa que faz com que eu me lembre de diretores do naipe de professor Wellington diretor do Luiz Rogério, Hortência ex-diretora do CFCM, professora Janiceia, professora Maria Aparecida, professor Teresa Lessa, Ana Cristina e muitos outros e outras que contribuem anonimamente para uma educação libertária. Pessoas humanas que tiveram mais acertos que erros, pessoas que buscam tornar a educação mais próxima das necessidades de professores e alunos, pois eles entendem que só se faz educação com professor motivado e aluno interessado, respeitador, compromissado.

Prof. James, profa Ana Cristina, Dona Norma e Monitor de hip hop Alan.

Professora Zenilda sabe que o que mais vale na escola ou no colégio são as pessoas. Os vínculos e compromissos são feitos com gente, com pessoas; não com paredes, prédios. A existência da escola vai além de todo cabedal “tecno-burocrático”. Burocratas vão e vêm, entretanto professores e alunos serão sempre a gênese do processo educativo. Não serão cadernetas de quadrinhos diminutos que irão apagar a chama de ensinar e a vontade de aprender do aluno comprometido.

Profa. Sayonara (vice-diretora eleita a partir de 2012) e profa. Ana Cristina (Diretora)

Parabéns professora zenilda pela sua contribuição para a humanidade, pela formação do homem enquanto professora e diretora. Que sua aposentadoria seja o recomeça para novos desafios.

RELACIONADOS
HOMENAGEM A PROFESSORA ZENILDA 2008 [AQUI]
GINCANA DO FCM 2011 [AQUI]
DIA DE AÇÃO SOCIAL [AQUI]
VÍDEO DIA DE AÇÃO SOCIAL [AQUI]

Nenhum comentário:

Postar um comentário