A escola é uma instituição de ensino voltada para a educação dos jovens e adultos, surgiu na Grécia antiga quando filósofos sentavam nas praças públicas para conversar, trocar idéias e opiniões; que aos poucos foi se adequando aos dias atuais. Aquela escola foi aos poucos a ficar no passado, posto que durante séculos foram-se agregados necessidades conforme os reclames da sociedade, ou empresarias, ou ainda, se consumando como aparelho ideológico dos diversos regimes políticos ao longo da história.
Ela como instituição de ensino foi ganhando respeito na medida em que supriu o mercado e mentes brilhantes, ou não, naquele que fosse de importância global, local ou, meramente pessoal. Uma idosa que aprende a ler aos 80 anos preencheu um desejo pessoal, o qual – provavelmente -inatingível considerando a idéia, entretanto a escola pôde quebrar paradigmas no momento em que esta senhora conseguiu obter o sucesso almejado: ler, escrever, compreender. Na alta tecnologia, a escola é a gestante de mentes, de indivíduos a serem amamentados com o leite da sabedoria e, num futuro, bem próximo renová-lo, contestá-lo e /ou reescrevê-lo. Função que mundo a fora tem-se demonstrado notável, pois os homens e mulheres que sentam em seus bancos tornam-se lideres, pessoas transformadoras nas diversas áreas: desde a auxiliar de servente que propões um formulário para maximizar a limpeza das salas, ao professor ao engenheiro nuclear que propões soluções ambientais para o lixo atômico. Cada um na sua área tem o seu valor e importância. Imagine uma cidade sem a honrosa profissão de lixeiro. Quantas doenças e enfermidades são evitadas pela ação desses homens e mulheres, mesmo que pessoas que se considerem superior não enxerguem o importantíssimo papel, deles na manutenção da limpeza e higiene da sociedade
Todos os quase todos passaram, passam ou passarão pela escola, visto a sua importância para o conjunto da sociedade. Esta precisa entender mais e mais a relevância da escola, necessita acolhe-la a fim de melhorar e atualizar seu papel na coletividade. No entanto, isso não vem acontecendo porque as novas gerações não estão educadas para entender o papel da escola. Hoje não se vê mais pais e mães enfatizando o papel e importância da escola e de seus professores. Na mídia, alguns veículos descompromissados socialmente, buscam escândalos envolvendo a escola e esquecendo que a instituição não é quem comente certos erros, mas sim indivíduos; cujo julgamento ainda não pronunciado por um juiz.
Outro fenômeno e se pegar um fato de uma determinada localidade, provocada por um gestor e se torna notícia nacional de uma hora para outra, situações que são de pouca ou nenhuma valia para comunidade é dado destaque midiático de propões difícil de entender. A professora que dançou numa banda e cujo vídeo foi parar no youtube, virou destaque na mídia nacional. Se esta fosse uma secretaria, uma dona de casa, balconista, gerente de uma loja, motorista de taxi certamente não teria o proeminência dada pelos veículos de comunicação. É evidente que o papel da mídia é noticiar, é informar e não buscar números no ibope. Obvio é que como empresa privada as emissoras buscam lucros para seus proprietários e acionistas não há a menor dúvida, todavia é importante perseguir o compromisso com a cidadania.
Não se veja aqui uma acusação contra toda a mídia, nem a uma mídia específica; pois os editorias são formado por pessoas da sociedade, que buscam resultados a fim de atingir a grande massa e patrocinadores. Fique claro que não se está a apontar para a mídia, já que quem administra a escola na sua escala são os gestores públicos nas diversas esferas que são pessoas oriundas da sociedade, cuja atuação, compromisso fica tênue perante demandas pessoais ou corporativas. Os acordos políticos estão acima das questões sociais, o que leva a busca por soluções a eterna postergação, ao aguardo de projetos, liberações, editais, suplementação, votação e outros mais que sejam agregados.
Os jovens, por seu turno, chegam a escola desprovidos de uma formação e acompanhamento familiar, os pais não estão presentes na vida dos filhos. Eles passam por eles e saem para trabalhar, não dando a concepção de educação familiar necessária. Os pais de hoje não ensinam seus filhos a terem cortesia: “bom dia, senhor. Bom dia, senhora,”. Os jovens se refém a termos como “coroa, tia, tio”, não há mais cerimônia adentra-se a qualquer lugar sem a devida polidez, como se estivesse entrando no próprio quarto. Os jovens não sabem respeitar as normas, pois não são educados para isso; e quando os pais o fazem, ou seja, educam seus filhos como se deve agir, tratar e se comportar, devido à imersão social, aquela informação vira uma utopia perante a enxurrada em direção contrária.
O aluno não entende que a merenda escolar, o patrimônio, os livros, a TV pendrive e os diversos recursos usados são da coletividade e deve ser preservado. O livro didático em regime de empréstimo e destruído por alguns alunos: colam chicletes, arrancam paginas, esquecem, guardam em buracos na escola para não carregar peso. Uma apostila de inglês, devido a falta de material foram feitas 25 copias numeradas para ser copiadas em dupla a fim de atender a todos. Um aluno furou a apostila e fez pouco caso; além de debochar dos colegas que não concordaram com ele. É importante esclarecer que está apostila com exercícios foi disponibilizada na internet (para quem atem acesso e prefere copiar ou imprimir), na biblioteca da escola (para o aluno copiar) e numa xérox próximo da escola (para aqueles que não querem copiar). Tomou-se a decisão de reproduzir cópias a fim de se poder aplicar os exercícios, visto que um grupo ainda não dispunha do material imprescindível nos exercícios.
Os professores perdem muito tempo atuando na educação dos jovens, pois o conteúdo fica precário na medida em o professor ou professora tem que parar a aula para pedir que o aluno desligue o ipod ou celular, a tocar música em plena aula, o que gera desgaste desnecessário. É preciso pedir ao aluno que tire o pé da cadeira para o colega sentar, que não converse enquanto o professor explica. Que dever de casa é para ser respondido em casa, posto que prejudica o aprendizado dele. O professor tem que arrumar as carteiras da sala distante da parede, pois caso contrário, o educando ficará olhando pela janela, sem prestar atenção à aula. Toda aula é imprescindível lembrar que se deve respeitar o colega, fazer deveres de casa e classe, guardar seu material, intermediar conflitos que aconteceram fora da sala, gerenciar acusações, xingamentos dos mais variados.
Como explicar essas ações desses jovens: destruir uma apostila para uso deles e foi explicado que a dupla era uma forma de tornar o material acessível a todos. No ano de 2009 foi instalada a TV pendrive e festejada por todos os professores, pois aulas interessantíssimas foram organizadas a exemplo de história professora Maria Nina com vídeos e slides do mundo grego, de eventos históricos do Brasil e do mundo; professora Elaine de inglês com musicas, vídeos e o excelentíssimo e inesquecível coral que foi ensaiado com auxilio da TV; de professora Fátima de geografia exibindo imagens dos conteúdos da disciplina; professora Ana Cristina de educação física que explorou os diversos movimentos consoante a disciplina; professor Walmir de inglês que trabalhou música e inspirado por professora Elaine, também, fez coral para interpretar em todas as turmas a música “you´re beatiful”, slides para explicar conteúdos, trabalhar textos, vocabulários. Os professores buscaram a ludicidade a fim de facilitar o aprendizado. E o que dizer dos blogs dos professores para interagir com os alunos, de modo tornar o aprendizado contínuo; ao mesmo tempo em que qualificá-lo para vivenciar as EADs.
No final do ano de 2009 para tristeza de alunos (conscientes e comprometidos que felizmente é a maioria), os equipamentos foram danificados com: cortes dos fios, cuspida, arrancado o alto falante danos diversos provocado por aqueles que não querem uma educação de qualidade. Se provoca por uma educação contemporânea, voltada para metodologia moderna e que ataia atenção dos jovens. Por outro lado mais que de repente, tudo é perdido porque os equipamentos foram destruídos. Conduz a reflexão ou reflexões do tipo que é necessário educar os jovens pelo exemplo. Um pai ou mãe que ouve um som alto que atrapalha o vizinho, está educando como? Políticos que escondem dinheiro nas meias são que exemplos? E o prende e solta alardeado pela mídia cheira a impunidade do tipo “é assim mesmo, não tem solução”
Qual moral tem uma sociedade tem para exemplar seus jovens, se esta sociedade tem no seu meio elementos que destroçam a cidadania, o direito e a moral. Qual metodologia consegue suplantar o caos embutido no meio da sociedade. Que ações pedagógicas incentivam a mudança num quadro atualmente vivenciado. Ficam as perguntas.....
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