Respeite o idoso. Lembre que um dia você ficará idoso e vai querer ser respeitado.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

EJA INGLÊS: ORIENTAÇÃO METODOLÓGICA

HISTÓRIA OBJETIVOS [AQUI]

EIXOS TEMÁTICOS E CONTEÚDOS [AQUI]

[CONTEÚDO EJA 04[aqui] * [CONTEÚDOS EJA 05[aqui]

ORIENTAÇÃO METODOLÓGICA [AQUI]

2.7.4- ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS

Durante muitos anos alguns tipos de metodologia foram criados para serem
adotados no ensino de línguas estrangeiras. Porém para a educação de jovens
e adultos devemos buscar uma metodologia que crie reais oportunidades de
aprendizagem; que diminua a distância entre a teoria e a prática, evitando a
rotina e a improvisação; que estabeleça a comunicação e a participação dos
alunos; que possibilite os alunos entrar em contato com o universo sóciocultural
dos países de língua inglesa; que tenha o lúdico como subsídio a seu
favor e que, enfim, permita o real desenvolvimento das quatro principais
habilidades, writing, reading, speakinge listening. A metodologia que
proporciona todas essas vantagens para o discente é a “metodologia
comunicativa”.

A metodologia comunicativa enfatiza o estudo do discurso e a aquisição da
competência na comunicação.Assim, a metodologia é um importante
componente do palco de curso e do plano de aula.
Em língua inglesa falamos muito em habilidades por que é o desenvolvimento
destas que garantirão a eficácia do processo de ensino – aprendizagem.
Contudo, todos os envolvidos neste processo devem se empenhar na busca de
atividades criativas, lúdicas e motivadoras.
Para desenvolvimento da habilidade da leitura, as aulas deverão ser
desenvolvidas a partir de várias tipologias textuais que consigam motivar os
alunos e que partam daquilo que os alunos já sabem para que as aulas sejam
interativas e que possibilitem também o texto oral.
Para o desenvolvimento da habilidade da escrita, as aulas deverão ser
desenvolvidas através de propostas de atividades, nas quais o aluno não tenha
como ideal demonstrar o uso correto das normas gramaticais, mas que veja no
ato de escrever um propósito comunicativo.
165

Para o desenvolvimento da habilidade da fala, as aulas deverão possibilitar
momentos em que os alunos possam falar. Portanto, nas aulas teóricas e
práticas é indispensável que o aluno seja um participante ativo.
Para o desenvolvimento da habilidade oral, são indispensáveis atividades de
compreensão auditiva a partir de textos com diferentes níveis de complexidade
e que garantam aos alunos uma compreensão gradativa dos textos orais.
Além do que já foi mencionado, jogos, atividades com músicas e filmes e
mapas mentais, são metodologias que envolvem os alunos, despertam o
interesse e favorecem a aprendizagem.
Dessa forma, todos os conteúdos propostos no currículo de língua inglesa
podem ser mais acessíveis aos alunos, pois não serão adotadas metodologias
pautadas no ensino puro e simples de regras e estruturas gramaticais porque
terão prioridade práticas metodológicas voltadas para uma gradativa e contínua
aprendizagem.

REFERÊNCIA: PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMAÇARI

Nenhum comentário:

Postar um comentário