Respeite o idoso. Lembre que um dia você ficará idoso e vai querer ser respeitado.

terça-feira, 11 de março de 2014

Telessalas Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes

Vídeos aulas do telecurso 1o grau por youtube:
TELEAULA► ENSINO FUNDAMENTAL 2
Enquanto não chegam os materiais vamos resolver e estudar via web.
►SUPORTE PARA O PROFESSOR:
a)Para professores: lista de verbos conceitual, procedimental e atitudinal [aqui]
b)Vídeos educativos  e  orientação  para  inclusão  digita [qui]
c)Cronograma do projeto  Resignificando. 
-
TELESALAS.
01-O que é Telessala e Educação a Distância?

 “A telessala é uma possibilidade educativa que tem como fundamento a educação a distância – EaD. O ensino a distância passa a ser incorporado no espírito da Lei 9394/96, conforme o que diz o artigo 80, enfatizando o papel do Poder Público no tipo de educação a ser ofertada para os jovens e adultos. Assim, conforme expresso no artigo 80 da Lei referida:

 “o Poder Público incentivará o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino a distância, em todos os níveis e modalidades de ensino, e de educação continuada” e no artigo 87, § 3ºinciso II indicando que “cada Município e, supletivamente, o Estado e a União, deverá (...) II- prover cursos presenciais ou a distância aos jovens e adultos...”

02-Como funciona ou, seja, como é a metodologia?

“Os alunos assistem às teleaulas junto com o professor e têm atividades desenvolvidas para que concluam os ensinos Fundamental de forma prazerosa, concentrada e repleta de aprendizagem. Nos projetos implementados pela Fundação Roberto Marinho em parceria com prefeituras e governos..”

03- Metodologia das Telessalas.
Apresentação de metodologia de telessala em que a combinação de diversos recursos didáticos favorecem a aprendizagem. O grupo é conduzido pelo professor orientador de Aprendizagem que tem atribuições essencialmente de natureza educacional.

O professor orientador é responsável pela organização do ambiente e pelo desenvolvimento da teleaula, em que cria condições favoráveis para que a aprendizagem ocorra.

Os pressupostos básicos da metodologia é que as pessoas possuem ritmos diferentes de aprendizagem, que o estudo autônomo propicia o envolvimento pessoal no processo de aprendizagem e que o período de convivência entre o grupo propicia a construção de relações sociais e amplia o compromisso com o desenvolvimento pessoal e o de sua comunidade.

A estrutura de uma teleaula é marcada por passos bem definidos:
3.1-Problematização – estratégia educacional que provoca o participante, incitando-o a buscar respostas às suas indagações.

3.2-Exibição do vídeo – amplia a percepção através da partilha coletiva de impressões e observações sobre o vídeo.

3.3-Estudo do Texto – Atividades grupais de estudo de texto.

3.4-Cena e texto: Aplicação dos conteúdos mediante o estabelecimento de correlações entre as cenas do vídeo e os textos estudados para estimular a transformação da teoria em ação.

3.5-Finalização – quando todos recapitulam os momentos principais e contextualizando na realidade do grupo.

04-O aluno é estimulando o desenvolvimento da autonomia.

Cada aluno é responsável pela sua aprendizagem; deve ter suas opiniões, seus valores e suas decisões respeitadas; todas as atividades e o material do curso foram preparados para que o próprio aluno defina o seu aprendizado a partir de seu interesse e de suas necessidades pessoais.
 
Não será testado ou controlado durante o processo. Ele deve ser estimulado a ter sua própria visão sobre os temas, a acreditar nas suas potencialidades e desenvolver a autoconfiança; sua contribuição com o grupo e a efetiva aplicação do seu aprendizado no seu dia-a-dia é que demonstrarão suas conquistas.
 
05-Relação entre o Professor orientador de aprendizagem e participante O professor orientador de aprendizagem exerce um papel de coordenador de grupos de estudo. Atuando como dinamizador do grupo, com sua atuação de articulador do aprendizado cooperativo:

5.1-Cada aluno contribui no processo de ensino para o outro.
 
5.2-Todos na telessala são iguais (alunos e professor orientador, direção, vice-direção, coordenação, funcionários e família) responsáveis para as condições para que o aluno desenvolva habilidades que facilitem a sua aprendizagem.

5.3-Metodologias e diversos recursos didáticos favorecem um melhor aprendizado. No vídeo desenvolvido, cada capítulo da mini série está relacionado com o conteúdo dos capítulos do módulo, livro ou cartilha que são integrados pela atuação presencial do Professor orientador.
5.4- Referência: TCB1 003 - Metodologia para educação a distância – Modalidade Telessala – SEBRAE, mais detalhes [aqui]

6-Exemplo de plano de aula [aqui]* 2ª parte exemplo plano de aula [aqui]

7- Material Secretaria Estadual da Educação da Bahia.
+ Detalhes Projeto Ressignificação da Aprendizagem[aqui]
[PROPOSTA PEDAGÓGICA] * [OBJETIVOS] * [ESTRUTURA] * [PROFESSORES] * [CONHECER A PROPOSTA] * [TÉCNICAS] * [REGÊNCIA] [AC]

Imprima exemplo de plano

Nenhum comentário:

Postar um comentário