Respeite o idoso. Lembre que um dia você ficará idoso e vai querer ser respeitado.

sábado, 6 de março de 2010

O que é religião

ATIVIDADE DE RELIGIÃO: COLÉGIO ESTADUAL FRANCISCO DA CONCEIÇÃO MENEZES POR PROFESSOR WALMIR SANTANA
-
TEMA DA PESQUISA: O QUE É RELIGIÃO?
REALIZADA PELOS ALUNOS E ENVIADA POR E-MAIL, SEM EDIÇÃO.
ETAPAS:
1- APRESENTAÇÃO ORAL DA PESQUISA
2- DEBATE ENTRE AS EQUIPES
3- CONCLUSÃO DE CADA GRUPO
4- ENVIAR POR E-MAIL UM EXTRATO DA PESQUISA

►►
[RELIGIÃO] - [INGLÊS] - [VOLTAR] - [NOVA]

ALUNO QUE FEZ
Foi atividades para avaliação feita por aluno do Colégio Estadual francisco da conceição Menezes para ensino religioso e publicado na íntegra como fora enviado por e-mail. Não sendo objeto de correção deslizes de estrutura gramatical ou aspectos formais , os quais far-se-ão propriamente no ambiente escolar, caso haja. Aqui tem caráter único de exercício de treinamento do dicente na interação academicamente com rede mundial.

trabalho de religião
Quinta-feira, 25 de Dezembro de 2008 19:01
De:
"henrique souza"
h************@hotmail.com (para preservar a privacidade do educando o e-mail foi desabilitado para não ocorrer usos indevidos, assim como as fotos por ele enviadas)
Para:
professorwalmirbahia@yahoo.com.br
Colégio: c.f.m

Aluno: Henrique Souza de Oliviera

Série: 8 m3

Turno: matutino

Professor: Walmir

Disciplina: religião

O que é religião?

RELIGIÃO deriva do termo latino "Re-Ligare", que significa "religação" com o divino. Essa definição engloba necessariamente qualquer forma de aspecto místico e religioso, abrangendo seitas, mitologias e quaisquer outras doutrinas ou formas de pensamento que tenham como característica fundamental um conteúdo Metafísico, ou seja, de além do mundo físico.Sendo assim o hábito, geralmente por parte de grupos religiosos de taxarem tal ou qual grupo religioso rival de seita, não têm apoio na definição do termo.

SEITA, derivado da palavra latina "Secta", nada mais é do que um segmento minoritário que se diferencia das crenças majoritárias, mas como tal também é religião.

HERESIA é outro termo mal compreendido. Significa simplesmente um conteúdo que vai contra a estrutura teórica de uma religião dominante. Sendo assim o Cristianismo foi uma Heresia Judaica assim como o Protestantismo uma Heresia Católica, ou o Budismo uma Heresia Hinduísta.

A MITOLOGIA é uma coleção de contos e lendas com uma concepção mística em comum, sendo parte integrante da maioria das religiões, mas suas formas variam grandemente dependendo da estrutura fundamental da crença religiosa. Não há religião sem mitos, mas podem existir mitos que não participem de uma religião

Religiões no mundo:

O judaísmo é a religião monoteísta mais antiga do mundo. Originou-se por volta do século XVIII a.C, quando Deus mandou Abraão procurar a terra prometida. Seu desenvolvimento ocorreu de forma conjunta com o da civilização hebraica, através de Moisés, Davi, Salomão, etc., sendo que foram esses dois últimos os reis que construíram o primeiro templo em Jerusalém.

Os judeus acreditam que YHWH (Javé ou Jeová, em português) é o criador do universo, um ser onipresente, onipotente e onisciente, que influencia todo o universo e tem uma relação especial com seu povo. O livro sagrado dos judeus é o Torá ou Pentateuco, revelado diretamente por Deus. Para o judaísmo, o pecado mais mortal de todos é o da idolatria, ou seja, a prática de adoração a ídolos e imagens.

Budismo: É uma religião e filosofia fundamentada nos ensinamentos de Buda. A religião budista tem aproximadamente 2.500 anos. Ela tenta condicionar a mente de maneira a levá-la à paz, sabedoria, alegria, serenidade e liberdade. O budismo tem por objetivo trabalhar o espiritual do homem, pois um espírito sadio significa um corpo saudável.

Cristianismo: Com cerca de 2,1 bilhões de adeptos atualmente, o Cristianismo é a maior religião do mundo, sendo predominante na Europa, América e Oceania. A religião se iniciou através dos ensinamentos de Jesus de Nazaré, considerado o salvador da humanidade.


O cristianismo é uma religião abraâmica, da mesma forma que o Islamismo e do Judaísmo. Os seguidores de Jesus são chamados de “cristãos”; tal denominação foi utilizada pela primeira vez em Antioquia, uma colônia militar grega. O livro sagrado dos cristãos é a Bíblia Sagrada, composta pelo Antigo e pelo Novo Testamento. A primeira parte conta a história da criação do mundo, das leis, tradições judaicas, etc. Já o Novo Testamento conta a vida de Jesus, como os cristãos primitivos viviam etc.

Fé bahai
A Fé Bahá’í é uma religião que surgiu na Pérsia, hoje Irã, em 1844. Possui suas próprias leis e escrituras sagradas que se baseiam nos ensinamentos de Baha’u’llah e não possui rituais, cultos, cleros e dogmas.
Seus ensinamentos foram divulgados por todo o mundo e rapidamente cresceu em quantidade de fiéis e disseminou-se em todos os continentes, principalmente na Ásia, na África e na América Latina.


Hinduísmo
O hinduísmo é considerado uma filosofia de ordem religiosa que engloba tradições culturais, valores e crenças obtidas através de diferentes povos. Passando por constantes adaptações até chegar ao que se conhece hoje, o Hinduísmo foi dividido em fases para melhor apresentar sua história. Na primeira fase, chamada de Hinduísmo Védico, cultuava-se deuses tribais como Dyaus (deus do céu, deus supremo) que gerou outros deuses. Na segunda fase, a partir de adaptações de outras religiões, surgiu o Hinduísmo Bramânico que cultuava a trindade composta por Brahma (divindade da alma universal), Vishnu (divindade preservadora) e Chega (divindade destruidora).


Islamismo

O islã é um movimento religioso monoteísta fundado pelo profeta Maomé que buscou em todo o tempo promover a paz na Arábia. Esse movimento utiliza o Alcorão como livro sagrado, escrito por Deus e revelado a Maomé. O alcorão é o livro mais lido em todo o mundo. É organizado em 114 capítulos, divididos em livros que foram revelados a Maomé, parte em Meca e parte em Medina. Tais revelações explicam a origem do homem, do universo e da relação de Deus com o homem.


Siquismo

O siquismo é uma religião monoteísta que se originou no século XV, em Punjabe, cidade que limita a Índia e o Paquistão. Seu criador foi o Guru Nanak chamado de Guru Nanak Dev Ji, que significa santidade e respeito. Através do siquismo, Nanak revela sua
crença num único Deus e mostra discípulos d’Ele que transmitem seus ensinamentos, os chamados Dez Gurus.

Xintoísmo
A tradição do xintoísmo foi criado antes do budismo e ganhou força no Japão no século VI. Conjunto de ritos e mitos que explicam a origem do mundo, do Japão e da família imperial japonesa.
Originalmente o xintoísmo não possuía nome, doutrina nem dogmas. Depois de sete gerações de
divindades nascidas do próprio Cosmo, surgiram em fim o último casal; Izanagi e Izanami, desempenhavam na xintoísta, o papel da criação. Os dois se uniram como macho e fêmea e do corpo de Izanami, nasceram as oito ilhas que compõem o território do Japão.

Religião no Brasil
Testemunha de Jeová


movimento religioso conhecido como Testemunhas de Jeová é uma religião cristã, seus adeptos seguem
Jesus Cristo e adoram exclusivamente a Jeová. Seus praticantes ultrapassam a média de seis milhões e setecentos mil, além de possuir um grande número de simpatizantes. O nome “Testemunhas de Jeová” apóia-se em um trecho bíblico no qual Jeová pede aos fiéis que sejam suas testemunhas e que preguem suas doutrinas. Os membros do movimento surgiram por volta de 1870 na Pensilvânia, Estados Unidos, a partir dos ensinamentos de Charles Russel

Catolicismo

O catolicismo é uma das mais expressivas vertentes do cristianismo e, ainda hoje, congrega a maior comunidade de cristãos existente no planeta. Segunda algumas estatísticas recentes, cerca de um bilhão de pessoas professam ser adeptas ao catolicismo e têm o Brasil e o México como os principais redutos de convertidos a essa mesma religião. De fato, as origens do catolicismo estão ligadas aos primeiros passos dados na história do cristianismo


Adventistas


Em 1863, a
Igreja Adventista do Sétimo Dia foi criada por pessoas que através de estudos da Bíblia passaram a compreender a palavra de Deus e seus propósitos desligando-se das coisas terrenas. Foram liderados por Ellen Gould Harmon que restaurou a fé de algumas pessoas que se viram frustradas por William Miller. Este, pregava a vinda de Cristo e estabelecia a data que isso ocorreria fazendo com que as pessoas tivessem expectativas quanto a este dia que não viram. Eram aproximadamente 100.000 pessoas que se reuniram para aguardar a vinda de Cristo, o que não ocorreu.

Candomblé

O candomblé é uma religião africana trazida para o Brasil no período em que os negros desembarcaram para serem escravos. Nesse período, a Igreja Católica proibia o ritual africano e ainda tinha o apoio do governo que julgava o ato como criminoso, por isso os escravos cultuavam seus Orixás, Inquices e Vodus omitindo-os em santos
católicos. Os orixás para o candomblé são os deuses supremos. Possuem personalidade e habilidades distintas bem como preferências ritualísticas. Estes também escolhem as pessoas que utilizam para incorporar no ato do nascimento podendo compartilhá-lo com outro orixá caso necessário.


Espiritismo:

No século XIX, encontramos diferentes relatos sobre pessoas que, sem conter nenhum conhecimento médio específico, indicavam receitas médicas para pessoas adoentadas. Conhecidos como “médins
receitistas” ou “médiuns curadores” esses indivíduos tinham uma função diferente dos conhecidos curandeiros. Alegando contar com o auxílio de poderosas entidades espirituais, desvencilhadas de outras
religiões, essas pessoas alegavam a presença de espíritos que intervinham no mundo material. Tal manifestação religiosa tinha grande proximidade com a obra do francês Allan Kardec, que em 1857, sistematizou o conhecimento da doutrina espírita em sua obra “O livro dos espíritos”. Em pouco tempo, já na década seguinte, os primeiros exemplares desta obra apareceram em solo brasileiro. Concomitantemente, os primeiros grupos espíritas brasileiros tomavam forma.

Umbanda é o nome de uma religião afro-brasileira que mistura ensinamentos do Espiritismo de Alan Kardec, do Catolicismo e de seitas trazidas pelos escravos africanos.
Uma reunião de fiéis para um ritual de Umbanda é chamada de "Sessão", dirigida por um homem ("Pai de Santo") ou por uma mulher ("Mãe de Santo"), também chamados de "Chefe de Terreiro". De acordo com a crença, eles poderiam incorporar espíritos de pessoas mortas, chamadas "Entidades". Estes espíritos podem ser Caboclos (índios), figuras religiosas, doutores, negros africanos ou brasileiros ("Pretos Velhos", "Pai Joaquim", "Pai Arruda", "Tia Joana", etc) .


Evangélica
Numa época em que as questões religiosas e filosóficas preocupam os espíritos, julgamos fazer uma boa obra pondo, ante o respeitável público, este nosso humilde trabalho.
Além disto, acresce que a Religião Evangélica tem sido alvo das mais grosseiras acusações. Pessoas há que confundem o Protestantismo com o Materialismo; outras que crêem que a Religião Protestante consiste em blasfemar de Cristo, em falar contra a Virgem Maria e os Santos, havendo até quem julguem ser os Evangélicos fisicamente diferentes dos outros homens!
Estas idéias e outras semelhantes, impróprias até de séculos remotos, são entretidas por pessoas de crassa ignorância, e engendradas por certos indivíduos de má fé.
O nosso fim é prevenir os incautos e os de boa consciência contra essas insinuações perversas, que correm por aí lhes dando, em breves frases e concisas sentenças, a fé das Igrejas


Evangélicas.
Sobre a Santíssima Trindade
Nós, os Crentes Evangélicos, cremos em Deus Pai , Filho e Espírito Santo, e que estas três Pessoas são um Deus, da mesma substância, iguais em poder e glória.
Sobre a Salvação



[RELIGIÃO] - [INGLÊS] - [VOLTAR] - [NOVA]

Um comentário:

  1. Primeiramente ao adentrar nesta página reconheço seu valor e a importância de seu autor para a nobre causa do Senhor Jesus Cristo.
    Dito isso, quero convidar você que está lendo estas minhas palavras, a prestar um pouco mais de atenção as revelações do Espírito Santo Verdadeiro em nossos dias.
    Por se tratar de um assunto de interesse universal, pediria sua amável atenção, em uma breve, mais com certeza, produtiva visita ao nosso blog, onde estão depositadas Revelações do Senhor Jesus Cristo, para as quais peço encarecidamente que nos ajude a divulgar. Pois estamos vivenciando um memento muito sensível da palavra profética. Desde já suplico as bênçãos do Pai, do Filho e do Espírito Santo Verdadeiro sobre todo aquele que atender esse nosso chamado em nome do Senhor Jesus Cristo. Clique em martins111 - João Joaquim Martins.

    ResponderExcluir