Leitura do vídeo
01.
Qual ou quais o(s) número(s) da(s) teleaula(s)?
R=
02.
Na aula passada quantos eram os personagens?
R=
03.
Qual a pergunta título do módulo?
R=
04.
Como vai reagir o guarda perante o gerente?
a.(_)
aceita a pressão do gerente e anula a multa,
b.(_)
pede desculpas e joga fora a multa,
c.(_)
a noite ficou resmungando por ter anulado a multa,
d.(_)
faz valer sua autoridade,
e.(_)
manda o gerente retirar o carro,
f.(_)
aplica a multa e dá conselhos para que na próxima vez, o gerente não pare em
lugar proibido
05.
Quem é o escritor-personagem?
R=
06.
Qual a versão do guardador de automóveis, a respeitos dos fatos?
R=
07.
Qual a versão do empregado, acerca do desentendimento com o guardador de
automóveis?
R
08.
Qual a versão do guardador da história?
R=
09.
Nos conceitos a seguir, você deverá utilizar 1 quando a resposta for para
reflexão e 2 para flexão
a.(_)
é uma ginástica que se faz deitado no chão, de bruços, levantando e abaixando o
corpo com os braços,
b.(_)
é o exercício que a mente faz, para se debruçar, mais de uma vez, várias vezes
sobre um mesmo assunto ou problema.
c.(_)
é o que se faz quando quer entender entender um problema por completo,
d.(_)
palavra do Latim reflectere,
e.(_)
pensar maduramente, meditar, reflexionar,
10.
De quem são as seguintes falas:
a.____________________
“levei bronca de um guardador que cismou que eu estacionei errado. O Cara ainda
teve a folga de me chamar de ‘mermão’. Não é para ficar irritado?”
b.____________________
“Cara. Tomei mó bronca hoje! De um
bacana ai, metido a besta! Só porque chamei o carinha ‘mermão’, ele se invocou
e jogou na minha fuça que era melhor que eu. Tá certo, mais precisava humilhar?
”
11.
O funcionário é melhor que o guardador?
R=
12.
A expressão: “você sabe com quem está falando” é:
a.(_)
afirmação agressiva, disfarçado de pergunta.
b.(_)
pergunta para saber quem é a pessoa
13.
“Cidadão, mesmo que o meu superior seja mesmo seu amigo, ele continua tendo que
respeitar a lei, tanto quanto eu e o senhor. Por favor, tire o seu carro. Aqui
está a sua multa. Da próxima vez, estacione em local permitido. Bom dia.” Esta
é uma expressão forma. Você deverá reescrever o texto de maneira informal, mais
agressivo. Esta atividade você deverá fazer em dupla ou trio, sendo que cada um
no seu caderno. O grupo é de apoio, ou seja, um ajuda o outro.
14.
Coloque V para verdadeiro e F para falso sobre Maria Ercília.
a.(_)
normalmente uma pessoa muito extrovertida,
b.(_)
alegre e falante,
c.(_)
torce para o Esporte Clube Bahia, porém tem medo de ir à Arena Fonte Nova,
d.(_)
às vezes, ela fica muito séria e concentrada,
e.(_)
mora no bairro da Ribeiro, próximo a
Igreja do Bomfim.
15.
O que Maria Ercília está escrevendo?
R
16.
Quem são os chamados: “imortais”?
R=
17.
O que as pessoas comuns, segundo o vídeo, escrevem?
R=
18.
Complete o quadro abaixo para saber, qual foi a última vez que a pessoa
escrever: se de 1 até 10 dias, de 11 a
30 dias (ou seja, um mês), de 31 dias a mais.
De
1 a 10
|
11
a 30
|
31
a mais
|
Resultado
|
|
Alunos
sexo masculino
|
||||
Alunos
sexo feminino
|
||||
Funcionários
masculinos
|
||||
Funcionários
sexo feminino
|
19.
Complete o quadro abaixo para saber quem gosta de escrever, quem não gosta de
escrever, quem tem vergonha de mostrar para outros que escreveu.
Gosta
de escrever
|
Não
gosta de escrever
|
Vergonha
de mostrar o que escreveu
|
Resultado
|
|
Alunos
sexo masculino
|
||||
Alunos
sexo feminino
|
||||
Funcionários
masculinos
|
||||
Funcionários
sexo feminino
|
20.
Lembra-se da aula de matemática? Lá fizemos um gráfico, não foi? Portanto,
usando os dados da sua pesquisa você deverá, aqui na aula de português, fazer
um gráfico para cada pesquisa.
21.
Lygia Fagundes Teles, escritora, fala sobre o ato de escrever. Assinale apenas
as que são suas falas, ou seja, de Lygia.
a.(_)
“O ato de escrever, a criação literária, é um ato de solidão.”
b.(_)
“Em seguida, há a necessidade de omunicação.”
c.(_)
“Enquanto escrevo, tenho que está só”
d.(_)
“... ofereço está palavra ao leitor”
e.(_)
“... estendo esta palavra ao leitor como uma ponte para o leitor, e digo venha
até onde eu estou”
f.(_)
“O momento da criação é uma luta com a palavra, em seguida, é o ato de amor”
22.
Para escrever um texto o que precisamos saber?
a.(_)
Do que vamos tratar?
b.(_)
O quê vamos dizer?
c.(_)
Como vamos escrever?
23.
Você agora vai escrever uma redação: “Sabe com quem está falando?” Veja
novamente no vídeo como escrever,depois faça, escreva o seu texto. Boa sorte.
24.
Elabore até 10 questões com base no texto e no vídeo
“A
música era contagiante, ele ouvia e cantarolava alegremente, tamborilando com as
mãos no volante para acompanhar o ritmo que vinha do toca fitas do carro, super
moderno. A estrada, com exceção do posto de gasolina mais ou menos 5 km atrás,
estava totalmente deserta, e conversível rodava macio, em velocidade moderada.
Lá ia ele, um homem tranquilo e despreocupado com a boa e sossegada estrada.”
“De repente, um barulho indesejável, o
carro se desequilibra, derrapa, mas o motorista consegue controlar: ‘Que azar!
O pneu vai estourar logo agora! Mas não tem jeito, o melhor é trocar logo. Sem
problemas o estepe tá novinho! Estepe, macaco? Ué?’Dentro do carro talvez..,
jornal, sacola..Onde esse diabo de macaco se enfiou? Será que eu emprestei e
não me lembro? E não me devolveram. Quem foi? Droga! E agora?” Olha em volta. A
estrada continua vazia e insensível, lembra o posto de gasolina. ‘Vai ser duro, mas não tem remédio. Não passa
ninguém por aqui! O negócio é ir até o posto, pedir um macaco emprestado ao
frentista, arranjar uma carona, trocar essa porcaria de pneu, e voltar para
devolver o macaco. ’
“O frentista, certamente, vai me
emprestar o macaco sem nenhuma dificuldade! Ninguém, mas ninguém mesmo nega
socorro numa estrada deserta! E o melhor é que tudo vai sair de graça! Bom, uma
gorjetinha e pronto! O frentista é um trabalhador, precisa sobreviver, é normal que ele cobre alguma
coisa pela ferramenta. Quanto? Uns dois ou três, tudo bem. É justo! E se ele
quiser se aproveitar da situação? Na estrada não tem movimento mesmo, socorro
por aqui é quase impossível! A salvação é ele, e olhe lá. Ai é capaz de querer
cobrar cinco para emprestar o macaco. Mas eu não posso fazer nada! Tô precisando,
vou acabar pagando.”
25.
Quantos personagens há no texto?
R=
26.
O que significa a terminação ist, motorISTA, frentISTA?
R
Resposta Leitura do vídeo
01. Qual ou quais o(s) número(s) da(s) teleaula(s)?
26. O que significa a
terminação ist, motorISTA, frentISTA?
Resposta Leitura do vídeo
01. Qual ou quais o(s) número(s) da(s) teleaula(s)?
R=
aulas 02,
02.
Na aula passada quantos eram os personagens?
R=
quatro
03.
Qual a pergunta título do módulo?
R=
com quem está falando?
04.
Como vai reagir o guarda perante o gerente?
a.(_)
aceita a pressão do gerente e anula a multa,
b.(_)
pede desculpas e joga fora a multa,
c.(_)
a noite ficou resmungando por ter anulado a multa,
d.(_)
faz valer sua autoridade,
e.(_)
manda o gerente retirar o carro,
f.(_)
aplica a multa e dá conselhos para que na próxima vez, o gerente não pare em
lugar proibido
05.
Quem é o escritor-personagem?
R=
Machado
06.
Qual a versão do guardador de automóveis, a respeitos dos fatos?
R=
07.
Qual a versão do empregado, acerca do desentendimento com o guardador de
automóveis?
R=
“levei bronca de um guardador que cismou que eu estacionei errado. O Cara ainda
teve a folga de me chamar de ‘mermão’. Não é para ficar irritado?”
08.
Qual a versão do guardador da história?
R=
“Cara. Tomei mó bronca hoje! De um bacana ai, metido a besta! Só porque chamei
o carinha ‘mermão’, ele se invocou e jogou na minha fuça que era melhor que eu.
Tá certo, mais precisava humilhar? ”
09.
Nos conceitos a seguir, você deverá utilizar 1 quando a resposta for para
reflexão e 2 para flexão
a.(_)
é uma ginástica que se faz deitado no chão, de bruços, levantando e abaixando o
corpo com os braços,
b.(_)
é o exercício que a mente faz, para se debruçar, mais de uma vez, várias vezes
sobre um mesmo assunto ou problema.
c.(_)
é o que se faz quando quer entender entender um problema por completo,
d.(_)
palavra do Latim reflectere,
e.(_)
pensar maduramente, meditar, reflexionar,
10.
De quem são as seguintes falas:
a.____________________
“levei bronca de um guardador que cismou que eu estacionei errado. O Cara ainda
teve a folga de me chamar de ‘mermão’. Não é para ficar irritado?”
b.____________________
“Cara. Tomei mó bronca hoje! De um
bacana ai, metido a besta! Só porque chamei o carinha ‘mermão’, ele se invocou
e jogou na minha fuça que era melhor que eu. Tá certo, mais precisava humilhar?
”
11.
O funcionário é melhor que o guardador?
R=
12.
A expressão: “você sabe com quem está falando” é:
a.(_)
afirmação agressiva, disfarçado de pergunta.
b.(_)
pergunta para saber quem é a pessoa
13.
“Cidadão, mesmo que o meu superior seja mesmo seu amigo, ele continua tendo que
respeitar a lei, tanto quanto eu e o senhor. Por favor, tire o seu carro. Aqui
está a sua multa. Da próxima vez, estacione em local permitido. Bom dia.” Esta
é uma expressão forma. Você deverá reescrever o texto de maneira informal, mais
agressivo. Esta atividade você deverá fazer em dupla ou trio, sendo que cada um
no seu caderno. O grupo é de apoio, ou seja, um ajuda o outro.
14.
Coloque V para verdadeiro e F para falso sobre Maria Ercília.
a.(_)
normalmente uma pessoa muito extrovertida,
b.(_)
alegre e falante,
c.(_)
torce para o Esporte Clube Bahia, porém tem medo de ir à Arena Fonte Nova,
d.(_)
às vezes, ela fica muito séria e concentrada,
e.(_)
mora no bairro da Ribeiro, próximo a
Igreja do Bomfim.
15.
O que Maria Ercília está escrevendo?
R=
uma carta comercial.
16.
Quem são os chamados: “imortais”?
R=
são pessoas que passam a vida toda escrevendo e publicando livros, escritores
pertencentes à academia brasileira de letras.
17.
O que as pessoas comuns, segundo o vídeo, escrevem?
R=
18.
Complete o quadro abaixo para saber, qual foi a última vez que a pessoa
escrever: se de 1 até 10 dias, de 11 a
30 dias (ou seja, um mês), de 31 dias a mais.
De
1 a 10
|
11
a 30
|
31
a mais
|
Resultado
|
|
Alunos
sexo masculino
|
||||
Alunos
sexo feminino
|
||||
Funcionários
masculinos
|
||||
Funcionários
sexo feminino
|
19.
Complete o quadro abaixo para saber quem gosta de escrever, quem não gosta de
escrever, quem tem vergonha de mostrar para outros que escreveu.
Gosta
de escrever
|
Não
gosta de escrever
|
Vergonha
de mostrar o que escreveu
|
Resultado
|
|
Alunos
sexo masculino
|
||||
Alunos
sexo feminino
|
||||
Funcionários
masculinos
|
||||
Funcionários
sexo feminino
|
20.
Lembra-se da aula de matemática? Lá fizemos um gráfico, não foi? Portanto,
usando os dados da sua pesquisa você deverá, aqui na aula de português, fazer
um gráfico para cada pesquisa.
21.
Lygia Fagundes Teles, escritora, fala sobre o ato de escrever. Assinale apenas
as que são suas falas, ou seja, de Lygia.
a.(_)
“O ato de escrever, a criação literária, é um ato de solidão.”
b.(_)
“Em seguida, há a necessidade de omunicação.”
c.(_)
“Enquanto escrevo, tenho que está só”
d.(_)
“... ofereço está palavra ao leitor”
e.(_)
“... estendo esta palavra ao leitor como uma ponte para o leitor, e digo venha
até onde eu estou”
f.(_)
“O momento da criação é uma luta com a palavra, em seguida, é o ato de amor”
22.
Para escrever um texto o que precisamos saber?
a.(_)
Do que vamos tratar?
b.(_)
O quê vamos dizer?
c.(_)
Como vamos escrever?
23.
Você agora vai escrever uma redação: “Sabe com quem está falando?” Veja
novamente no vídeo como escrever,depois faça, escreva o seu texto. Boa sorte.
24.
Elabore até 10 questões com base no texto e no vídeo
25.
Quantos personagens há no texto?
R=
2, o motorista, frentista
Nenhum comentário:
Postar um comentário