Respeite o idoso. Lembre que um dia você ficará idoso e vai querer ser respeitado.

sexta-feira, 2 de maio de 2014

A Entrevista de Emprego é Hoje! E ai?

07-MENU EJA.
Material Acadêmico da Disciplina Iniciação ao Mundo do Trabalho (IMT), Turmas EJA 5ª, 5B, Professor Walmir Santna – Escola Cleusa Maria de Carvalho Moreira, Camaçari.


A Entrevista de Emprego é Hoje! E ai?
O candidato a uma vaga de emprego passou antes por etapas: informou-se onde, provavelmente, haveria uma vaga que estivesse com seu perfil profissional, enviou seu currículo para a empresa “Walmir Santana IMT”, aguardou duas semanas até a chegada do e-mail o convocando para uma entrevista. Entrevista que vai retirá-lo do desemprego de mais de três anos, uma oportunidade que é impensável perder.


Surge aquele nervosismo, pois o candidato sabe que não adianta ter um currículo irretocável e falhar na entrevista. Portanto, como agir perante o entrevistado, fica a pergunta.  Inicialmente, você deve pensar que o primeiro passo é saudar o entrevistador, preferencialmente, em pé, com um forte aperto de mão, a fim de mão e sorriso moderado. O forte aperto de mão é para indicar um uma linguagem corporal de segurança. “A linguagem” corporal, portanto, é muito importante em gestão e liderança, e para todos os aspectos do trabalho e de negócios onde há comunicação pode ser vista e fisicamente observada entres pessoas (Body Language is therefore very relevant to management and leadership, and to all aspects of work and business where communications can be seen and physically observed among people,(businessballs).

Vê-se do exposto que o candidato deve, que a linguagem corporal, ou body language. Então, você cumprimentou, sorriu, estava de pé e agora você vai sentar. Ao sentar, assente os dois pés no chão, acomode-se de forma ereta, isto é em linha reta, sem curvatura, aprumado, erguido.  Dirija-se ao entrevistador, olhando-o durante a entrevista, fale nitidamente, seja claro no que você diz ou responde com confiança.  Se este não for seu primeiro emprego, evite criticar funcionários, chefes da antiga empresa. Mostre que confiança e segurança ao expressar suas perspectivas nesta empresa e o quanto você será útil, caso seja contratado. Não perca tempo em dar detalhes nas questões mais difíceis da entrevista, visto que talvez você não esteja preparado e pode se perder, ou cometer equívocos, os quais podem comprometer a sua contratação.

Tenha em mente algumas perguntas para você fazer ao entrevistador, isto porque vai demonstrar que você, por conta de seu empenho, procurou informar-se sobre a empresa, e da vaga que você pleiteia.  Portanto, faça perguntas de modo que o entrevistador se sinta confortável em lhe responder e dar detalhes adicionais, primordialmente genéricas.

Lembre-se do marketing pessoas, que é: “... personal marketing tools are ways in which to promote yourself. Examples include business cards, resumes, webpages, online social and directory sites Ask Jeeves.”. Ou seja, ferramentas pessoal  que são os meios  para lhe promover, ou agrosso modo, fazer uma propaganda do seu melhor , e para tal inclui e-mail, ‘social midia’, páginas na web. Em sendo assim, envie um e-mail agradecendo por ter sido convidado.

Bibliografia 
Ask Jeeves

Uol Empregos e Carreiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário