Respeite o idoso. Lembre que um dia você ficará idoso e vai querer ser respeitado.

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Teleaula Português 2, 3, 5

 

Leitura do vídeo
01. Qual ou quais o(s) número(s) da(s) teleaula(s)?
R=

02. Na aula passada quantos eram os personagens?
R=

03. Qual a pergunta título do módulo?
R=

04. Como vai reagir o guarda perante o gerente?
a.(_) aceita a pressão do gerente e anula a multa,
b.(_) pede desculpas e joga fora a multa,
c.(_) a noite ficou resmungando por ter anulado a multa,
d.(_) faz valer sua autoridade,
e.(_) manda o gerente retirar o carro,
f.(_) aplica a multa e dá conselhos para que na próxima vez, o gerente não pare em lugar proibido

05. Quem é o escritor-personagem?
R=

06. Qual a versão do guardador de automóveis, a respeitos dos fatos?
R=

07. Qual a versão do empregado, acerca do desentendimento com o guardador de automóveis?
R

08. Qual a versão do guardador da história?
R=

09. Nos conceitos a seguir, você deverá utilizar 1 quando a resposta for para reflexão e 2 para flexão
a.(_) é uma ginástica que se faz deitado no chão, de bruços, levantando e abaixando o corpo com os braços,
b.(_) é o exercício que a mente faz, para se debruçar, mais de uma vez, várias vezes sobre um mesmo assunto ou problema.
c.(_) é o que se faz quando quer entender entender um problema por completo,
d.(_) palavra do Latim reflectere,
e.(_) pensar maduramente, meditar, reflexionar,

10. De quem são as seguintes falas:
a.____________________ “levei bronca de um guardador que cismou que eu estacionei errado. O Cara ainda teve a folga de me chamar de ‘mermão’. Não é para ficar irritado?”

b.____________________  “Cara. Tomei mó bronca hoje! De um bacana ai, metido a besta! Só porque chamei o carinha ‘mermão’, ele se invocou e jogou na minha fuça que era melhor que eu. Tá certo, mais precisava humilhar? ”

11. O funcionário é melhor que o guardador?
R=

12. A expressão: “você sabe com quem está falando” é:
a.(_) afirmação agressiva, disfarçado de pergunta.
b.(_) pergunta para saber quem é a pessoa

13. “Cidadão, mesmo que o meu superior seja mesmo seu amigo, ele continua tendo que respeitar a lei, tanto quanto eu e o senhor. Por favor, tire o seu carro. Aqui está a sua multa. Da próxima vez, estacione em local permitido. Bom dia.” Esta é uma expressão forma. Você deverá reescrever o texto de maneira informal, mais agressivo. Esta atividade você deverá fazer em dupla ou trio, sendo que cada um no seu caderno. O grupo é de apoio, ou seja, um ajuda o outro.

14. Coloque V para verdadeiro e F para falso sobre Maria Ercília.
a.(_) normalmente uma pessoa muito extrovertida,
b.(_) alegre e falante,
c.(_) torce para o Esporte Clube Bahia, porém tem medo de ir à Arena Fonte Nova,
d.(_) às vezes, ela fica muito séria e concentrada,
e.(_) mora no bairro da Ribeiro,  próximo a Igreja do Bomfim.

15. O que Maria Ercília está escrevendo?
R

16. Quem são os chamados: “imortais”?
R=

17. O que as pessoas comuns, segundo o vídeo, escrevem?
R=

18. Complete o quadro abaixo para saber, qual foi a última vez que a pessoa escrever: se de 1 até 10 dias, de 11  a 30 dias (ou seja, um mês), de 31 dias a mais.

De 1 a 10
11 a 30
31 a mais
Resultado
Alunos sexo masculino




Alunos sexo feminino




Funcionários masculinos




Funcionários sexo feminino





19. Complete o quadro abaixo para saber quem gosta de escrever, quem não gosta de escrever, quem tem vergonha de mostrar para outros que escreveu.

Gosta de escrever
Não gosta de escrever
Vergonha de mostrar o que escreveu
Resultado
Alunos sexo masculino




Alunos sexo feminino




Funcionários masculinos




Funcionários sexo feminino






20. Lembra-se da aula de matemática? Lá fizemos um gráfico, não foi? Portanto, usando os dados da sua pesquisa você deverá, aqui na aula de português, fazer um gráfico para cada pesquisa.

21. Lygia Fagundes Teles, escritora, fala sobre o ato de escrever. Assinale apenas as que são suas falas, ou seja, de Lygia.
a.(_) “O ato de escrever, a criação literária, é um ato de solidão.”
b.(_) “Em seguida, há a necessidade de omunicação.”
c.(_) “Enquanto escrevo, tenho que está só”
d.(_) “... ofereço está palavra ao leitor”
e.(_) “... estendo esta palavra ao leitor como uma ponte para o leitor, e digo venha até onde eu estou”
f.(_) “O momento da criação é uma luta com a palavra, em seguida, é o ato de amor”

22. Para escrever um texto o que precisamos saber?
a.(_) Do que vamos tratar?
b.(_) O quê vamos dizer?
c.(_) Como vamos escrever?

23. Você agora vai escrever uma redação: “Sabe com quem está falando?” Veja novamente no vídeo como escrever,depois faça, escreva o seu texto. Boa sorte.

24. Elabore até 10 questões com base no texto e no vídeo
 “A música era contagiante, ele ouvia e cantarolava alegremente, tamborilando com as mãos no volante para acompanhar o ritmo que vinha do toca fitas do carro, super moderno. A estrada, com exceção do posto de gasolina mais ou menos 5 km atrás, estava totalmente deserta, e conversível rodava macio, em velocidade moderada. Lá ia ele, um homem tranquilo e despreocupado com a boa e sossegada estrada.”

“De repente, um barulho indesejável, o carro se desequilibra, derrapa, mas o motorista consegue controlar: ‘Que azar! O pneu vai estourar logo agora! Mas não tem jeito, o melhor é trocar logo. Sem problemas o estepe tá novinho! Estepe, macaco? Ué?’Dentro do carro talvez.., jornal, sacola..Onde esse diabo de macaco se enfiou? Será que eu emprestei e não me lembro? E não me devolveram. Quem foi? Droga! E agora?” Olha em volta. A estrada continua vazia e insensível, lembra o posto de gasolina.  ‘Vai ser duro, mas não tem remédio. Não passa ninguém por aqui! O negócio é ir até o posto, pedir um macaco emprestado ao frentista, arranjar uma carona, trocar essa porcaria de pneu, e voltar para devolver o macaco. ’

“O frentista, certamente, vai me emprestar o macaco sem nenhuma dificuldade! Ninguém, mas ninguém mesmo nega socorro numa estrada deserta! E o melhor é que tudo vai sair de graça! Bom, uma gorjetinha e pronto! O frentista é um trabalhador,  precisa sobreviver, é normal que ele cobre alguma coisa pela ferramenta. Quanto? Uns dois ou três, tudo bem. É justo! E se ele quiser se aproveitar da situação? Na estrada não tem movimento mesmo, socorro por aqui é quase impossível! A salvação é ele, e olhe lá. Ai é capaz de querer cobrar cinco para emprestar o macaco. Mas eu não posso fazer nada! Tô precisando, vou acabar pagando.”

25. Quantos personagens há no texto?
R=

26. O que significa a terminação ist, motorISTA, frentISTA?
R
 Resposta Leitura do vídeo

01. Qual ou quais o(s) número(s) da(s) teleaula(s)?
R= aulas 02,

02. Na aula passada quantos eram os personagens?
R= quatro

03. Qual a pergunta título do módulo?
R= com quem está falando?

04. Como vai reagir o guarda perante o gerente?
a.(_) aceita a pressão do gerente e anula a multa,
b.(_) pede desculpas e joga fora a multa,
c.(_) a noite ficou resmungando por ter anulado a multa,
d.(_) faz valer sua autoridade,
e.(_) manda o gerente retirar o carro,
f.(_) aplica a multa e dá conselhos para que na próxima vez, o gerente não pare em lugar proibido

05. Quem é o escritor-personagem?
R= Machado

06. Qual a versão do guardador de automóveis, a respeitos dos fatos?
R=

07. Qual a versão do empregado, acerca do desentendimento com o guardador de automóveis?
R= “levei bronca de um guardador que cismou que eu estacionei errado. O Cara ainda teve a folga de me chamar de ‘mermão’. Não é para ficar irritado?”

08. Qual a versão do guardador da história?
R= “Cara. Tomei mó bronca hoje! De um bacana ai, metido a besta! Só porque chamei o carinha ‘mermão’, ele se invocou e jogou na minha fuça que era melhor que eu. Tá certo, mais precisava humilhar? ”

09. Nos conceitos a seguir, você deverá utilizar 1 quando a resposta for para reflexão e 2 para flexão
a.(_) é uma ginástica que se faz deitado no chão, de bruços, levantando e abaixando o corpo com os braços,
b.(_) é o exercício que a mente faz, para se debruçar, mais de uma vez, várias vezes sobre um mesmo assunto ou problema.
c.(_) é o que se faz quando quer entender entender um problema por completo,
d.(_) palavra do Latim reflectere,
e.(_) pensar maduramente, meditar, reflexionar,

10. De quem são as seguintes falas:
a.____________________ “levei bronca de um guardador que cismou que eu estacionei errado. O Cara ainda teve a folga de me chamar de ‘mermão’. Não é para ficar irritado?”

b.____________________  “Cara. Tomei mó bronca hoje! De um bacana ai, metido a besta! Só porque chamei o carinha ‘mermão’, ele se invocou e jogou na minha fuça que era melhor que eu. Tá certo, mais precisava humilhar? ”

11. O funcionário é melhor que o guardador?
R=

12. A expressão: “você sabe com quem está falando” é:
a.(_) afirmação agressiva, disfarçado de pergunta.
b.(_) pergunta para saber quem é a pessoa

13. “Cidadão, mesmo que o meu superior seja mesmo seu amigo, ele continua tendo que respeitar a lei, tanto quanto eu e o senhor. Por favor, tire o seu carro. Aqui está a sua multa. Da próxima vez, estacione em local permitido. Bom dia.” Esta é uma expressão forma. Você deverá reescrever o texto de maneira informal, mais agressivo. Esta atividade você deverá fazer em dupla ou trio, sendo que cada um no seu caderno. O grupo é de apoio, ou seja, um ajuda o outro.

14. Coloque V para verdadeiro e F para falso sobre Maria Ercília.
a.(_) normalmente uma pessoa muito extrovertida,
b.(_) alegre e falante,
c.(_) torce para o Esporte Clube Bahia, porém tem medo de ir à Arena Fonte Nova,
d.(_) às vezes, ela fica muito séria e concentrada,
e.(_) mora no bairro da Ribeiro,  próximo a Igreja do Bomfim.

15. O que Maria Ercília está escrevendo?
R= uma carta comercial.

16. Quem são os chamados: “imortais”?
R= são pessoas que passam a vida toda escrevendo e publicando livros, escritores pertencentes à academia brasileira de letras.

17. O que as pessoas comuns, segundo o vídeo, escrevem?
R=

18. Complete o quadro abaixo para saber, qual foi a última vez que a pessoa escrever: se de 1 até 10 dias, de 11  a 30 dias (ou seja, um mês), de 31 dias a mais.

De 1 a 10
11 a 30
31 a mais
Resultado
Alunos sexo masculino




Alunos sexo feminino




Funcionários masculinos




Funcionários sexo feminino





19. Complete o quadro abaixo para saber quem gosta de escrever, quem não gosta de escrever, quem tem vergonha de mostrar para outros que escreveu.

Gosta de escrever
Não gosta de escrever
Vergonha de mostrar o que escreveu
Resultado
Alunos sexo masculino




Alunos sexo feminino




Funcionários masculinos




Funcionários sexo feminino






20. Lembra-se da aula de matemática? Lá fizemos um gráfico, não foi? Portanto, usando os dados da sua pesquisa você deverá, aqui na aula de português, fazer um gráfico para cada pesquisa.

21. Lygia Fagundes Teles, escritora, fala sobre o ato de escrever. Assinale apenas as que são suas falas, ou seja, de Lygia.
a.(_) “O ato de escrever, a criação literária, é um ato de solidão.”
b.(_) “Em seguida, há a necessidade de omunicação.”
c.(_) “Enquanto escrevo, tenho que está só”
d.(_) “... ofereço está palavra ao leitor”
e.(_) “... estendo esta palavra ao leitor como uma ponte para o leitor, e digo venha até onde eu estou”
f.(_) “O momento da criação é uma luta com a palavra, em seguida, é o ato de amor”

22. Para escrever um texto o que precisamos saber?
a.(_) Do que vamos tratar?
b.(_) O quê vamos dizer?
c.(_) Como vamos escrever?

23. Você agora vai escrever uma redação: “Sabe com quem está falando?” Veja novamente no vídeo como escrever,depois faça, escreva o seu texto. Boa sorte.

24. Elabore até 10 questões com base no texto e no vídeo

25. Quantos personagens há no texto?
R= 2, o motorista, frentista

26. O que significa a terminação ist, motorISTA, frentISTA?

Nenhum comentário:

Postar um comentário