Respeite o idoso. Lembre que um dia você ficará idoso e vai querer ser respeitado.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Redação Oficial

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PROFESSOR WALMIR – REDAÇÃO OFICIAL 8V4, COLAR NO CADERNO OU COPIAR.

Referência na íntegra com base no endereço[Redação Oficial]:  Redação Oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações. Segundo a Constituição Federal, são princípios fundamentais de toda a Administração Pública a legalidade, a impessoalidade, a moralidade, a publicidade e a eficiência, sendo inadmissível que um documento expedido pelo Poder Público esteja redigido de maneira obscura ou ambígua. Dessa forma, impessoalidade, clareza, concisão, formalidade, uniformidade e o uso do padrão culto da linguagem deverão ser características norteadoras da redação de um documento oficial, a fim de produzir-se um texto transparente e inteligível para todo o conjunto de cidadãos.

DICAS PARA ELABORAR UM TEXTO NO PADRÃO OFICIAL

1. Seja conciso. Redija um texto capaz de transmitir um máximo de informações com um mínimo de palavras. Para isso, é necessário domínio do assunto e atenção na revisão.

2. Seja impessoal. Evite marcas de impressões pessoais do tipo “na minha opinião”. Lembre-se: é em nome do Serviço Público que você está falando.

3. Esteja atento aos pronomes de tratamento. Os pronomes de tratamento apresentam certas peculiaridades quanto à concordância verbal, nominal e pronominal. Por exemplo: embora se refiram à segunda pessoa gramatical, levam a concordância para a terceira pessoa.

4. Evite expressões artificiais. Respeito e impessoalidade pedem o uso de formas diretas e objetivas. Expressões em desuso como “Venho por meio desta”, “Tenho a honra de" ou "Cumpre-me informar que" são artificiais e não cabem em textos oficiais.

5. Utilize corretamente os fechos. Além de arrematar o texto, os fechos dos textos oficiais devem saudar o destinatário. O documento deve levar assinatura e identificação do cargo daquele que as expede. Há dois fechos diferentes para todas as modalidades do texto oficial:

a. Respeitosamente, (para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República);

b. Atenciosamente (para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior Redação Oficial é diferencial que amplia chances de alcançar a carreira pública Por: Bartira Betini Data: 17/04/2009 Ao prestar um concurso público, sai na frente quem tem um diferencial, ou seja, algo a mais que mostre conhecimento e que possa ser um passo à frente em relação aos outros candidatos. O conhecimento da linguagem oficial demonstra familiaridade com o universo público e pode ser útil também para trabalhar em grandes empresas que possuem comunicação com órgãos governamentais. Ter conhecimento da linguagem oficial, portanto, pode abrir novas possibilidades profissionais e ajudar um candidato a destacar-se na pontuação de uma prova de um concurso público ou conquistar uma vaga no mercado de trabalho. Quem sabe a linguagem oficial, por exemplo, escreve ofícios, atas ou memorandos no padrão exigido por órgãos públicos. Alguns concursos, como para escriturários, exigem o conhecimento dessa linguagem como caráter classificatório. Alguns cursos específicos oferecem ao candidato o conhecimento necessário sobre linguagem oficial, como o curso de Redação Oficial da Scritta, que prioriza o contato do aluno com os padrões oficiais, além de ensiná-lo a desenvolver habilidades para a redação de textos claros, objetivos e com conteúdo. O curso propicia o conhecimento das regras da redação oficial e evidencia como deve ser a comunicação com interlocutores de hierarquias diversas.

EXERCÍCIO
PROFESSOR WALMIR: REDAÇÃO.
EXERCÍCIO PARA NOTA DA 3ª UNIDADE, RESPONDER NA SALA DE AULA DA 8V4, NO DIA 05/11/2012 SERERÁ COBRADO EM 12/11/2012. SEGUNDA E ÚLTIMA CHAMADA EM 19/11/2012.
Responder no seu caderno. Lembre de colar ou copiar esta página no seu caderno.
1ª] Qual o assunto desta aula?

2ª] Este material foi copiado de que site?

3ª] Faça um resumo da explanação de redação oficial

4ª] O que é redação oficial?

5ª] Quais as dicas para elaborar um texto oficial?

6. Explique os termos abaixo:
a) seja conciso

b) seja impessoal

c) estar atento aos pronomes impessoais

d) evitar expressões artificiais

7. Conhecer redação oficial ajuda na aprovação de concursos públicos?

8. O que Bartira Bertini diz a respeito de conhecer redação oficial é um diferencial ao se prestar concurso público?

9.  Qual sua opinião de se conhecer redação oficial ser um diferencial em concursos públicos?

10. Você pretende fazer concurso público? Sim ou não? Justifique.

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