Respeite o idoso. Lembre que um dia você ficará idoso e vai querer ser respeitado.

terça-feira, 2 de março de 2010

Homenagem Professora Ana Regina

NOSSA HOMENAGEM A PROFESSORA ANA REGINA
EM NOME DOS PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS, ALUNOS
DIREÇÃO DO COLÉGIO ESTADUAL FRANCISCO DA CONCEIÇÃO MENEZES

Dirigir é “a maneira como se governa a empresa, a forma de conduzi-la para que obtenha sucesso, solucionando problemas, desenvolvendo estratégias e efetuando diagnósticos de situações. Administrar é dirigir uma organização utilizando técnicas de gestão para que alcance seus objetivos de forma eficiente, eficaz e com responsabilidade social e ambiental.
Lacombe (2003, p.4) diz que a essência do trabalho do administrador é obter resultados por meio das pessoas que ele coordena. A partir desse raciocínio de Lacombe, temos o papel do "Gestor Administrativo" que com sua capacidade de gestão com as pessoas, consegue obter os resultados esperados. Drucker (1998, p. 2) diz que administrar é manter as organizações coesas, fazendo-as funcionar”.


Em sendo assim “as principais funções administrativas são: fixar objetivos (planejar), analisar: conhecer os problemas. Solucionar problemas Organizar e alocar recursos (recursos financeiros e tecnológicos e as pessoas). Comunicar, dirigir e motivar as pessoas (liderar) Negociar Tomar as decisões. Mensurar e avaliar (controlar)”. E foi “Fayol ... o primeiro a definir as funções básicas do administrador: Planejar, Organizar, Controlar, Coordenar e Comandar - POCCC.
Destas funções a que sofreu maior evolução foi o "comandar" que hoje chamamos de Liderança. Busquei todo conjunto conceitual, através do wikipedia, a fim de sustentar minha fé na nossa colega professora Ana Regina que deixa nosso Chiquinho, como ela se refere carinhosamente ao colégio, posto que sei e sabemos da batalhadora que é esta mulher, mãe, educadora, cidadã e brasileira. Uma educadora que tem uma história em nossa comunidade e referendamos nossa fé pela pessoa que é, foi e sempre será: caridade, competência, equilíbrio, solidariedade, altruísmo, beneficência, capacidade, envergadura.


E é por isso que foi com um misto de tristeza e alegria quando soubemos que a professora Ana Regina, nossa mestra em Ciências estava nos deixando o CFCM. Tristeza porque não iríamos contar com seu coleguismo, força de luta pela classe. Uma pessoa que como muitas outras: professores, professoras e funcionários da educação que têm o à oportunidade merecido de galgar outras experiências, buscar novas perspectivas e contribuir para uma sociedade melhor.


Alegria por saber que a professora Ana Regina passará a dar aulas em uma outra escola púbica, por conta da extinção de cursos noturno no FCM.
Contudo ela irá perpetua sua sabedoria, ternura, paciência compreensão para melhoria e qualidade dos homens e mulheres; e conseqüentemente da comunidade como um todo. Professora Ana Regina dedicou, e dedicará muito mais ainda, anos a contribuiu para inserção de milhares de jovens no seio da cidadania. Com suas aulas de ciências e biologia, ensinou como prevenir doenças, cuidados higiene pessoal, experimentos científicos com a transversalidade da paz.


Mudanças sempre acontecem na vida de todos os profissionais, e em cada mudança existe o desafio para enfrentar novas situações. Nas prévias para corrida a casa branca a palavra mudança, para Hilary Clinton, significava mudar a curva da derrota para a vitória; ao passo que para Barack Obama, o termo “change”, mudar, significava acreditar no possível: “yes, we can.”. Entretanto, para John Hollyoway que é professor da Universidade Autônoma de Puebla, México, mudar tem como significado “a concepção de transformação da sociedade a partir da tática de luta política baseada no antipoder ” (José Rubens Mascarenhas de Almeida).
A mudança faz parte da transformação humana e está ligada a dificuldade, as resistências, ela serve para elevar o nível de comprometimento do indivíduo, é seu desafio de sair da mesmice, da repetição do conforto, do habitar seguro. Aquele que busca o novo busca o desafio, escrever uma nova história, buscar um novo enredo. Fazer seus caminhos mais dinâmicos, experimentar sabores de desafios diferentes. Em suma é uma desbravadora, não teme as intempéries, as tormentas, navega por mares nunca dantes navegados. Sua coragem é sinônima de sucesso e inspiração para outros.


É assim que entendemos a saída da professora Ana Regina, colega de ciências e biologia, que parte parta novos caminhos, na lida da vida e do ensino-aprendizagem-gestão. Acreditar em novos rumos, ser um inspirador em novos campos, ser um transformador social na busca da qualidade, que é a sua tônica como educador e pessoa. Todos nós, professores, direção, alunos, funcionários e comunidade sentirão muito falta de suas sábias aulas, de suas inovações e crença em um mundo cada vez melhor. Parabéns professora Ana Regina!

Nenhum comentário:

Postar um comentário